O que é SCM?
O SCM significa “Supply Chain Management” também, conhecido como gestão de cadeia de suprimentos, se trata do conjunto de atividades e informações relacionadas ao fluxo e a transformação de bens, compreendendo desde adquirir a matéria-prima até a entrega do produto final para seu consumidor.
A logística se relaciona ao SCM sendo um de seus componentes. O SCM tem como objetivo uma visão mais ampla e estratégica da cadeia de suprimentos. A logística foca nas operações práticas de movimentação e armazenamento de produtos.
A união entre SCM e logística é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia da cadeia de suprimentos.
Ele abrange todas as etapas do processo produtivo incluindo:
-
Planejamento
-
Aquisição
-
Produção
-
Armazenamento
-
Logística
-
Transporte
-
Entrega

Sistemas ERP e SCM
Existem sistemas especializados em SCM, projetados para otimizar e digitalizar os processos e etapas da cadeia de produção. Esses programas visam aprimorar o desempenho das organizações, proporcionando maior eficiência e controle.
Embora os sistemas ERP e SCM sejam distintos, eles podem ser integrados quando necessário. Essa integração permite que ambos os sistemas compartilhem funcionalidades, proporcionando uma visão mais abrangente e precisa das operações. Isso facilita a tomada de decisões estratégicas, permitindo que as empresas otimizem seus recursos e respondam com mais precisão às necessidades do mercado.

Sistemas SCM

Dynamics 365 Supply Chain Managemnt

Dynamics 365 Supply Chain Management é um software SCM de gerenciamento de operações e cadeia de suprimentos. Pertencente a empresa Microsoft dos Estados Unidos.
SAP SCM (Suply Chain Management ou em português Gestão de Suprimento) se trata de um programa SCM pertencente a empresa, SAP que se trata de uma empresa alemã líder mundial no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial.
Principais funcionalidades:
Gestão de armazém, gestão de compras, gestão de transporte planejamento de demanda e planejamento de cadeia de abastecimento.
Principais funcionalidades:
Gestão de armazenamento, gestão de compras, gestão de produtos, gestão de transportes e planejamento de cadeia de abastecimento.